quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Dança do Ventre Online 18 Exercícios de Correção Postural

O Equilíbrio é uma das qualidades mais importantes na vida e na dança, mas a falta dele pode resultar num verdadeiro desastre para qualquer pessoa. Todos sabemos que viver sem o equilíbrio dos sentimentos ou do corpo nos leva a adquirir sérios problemas para a saúde.

Eu utilizo um autor, que gosto muito, Eugenio Barba em seu livro "A arte Secreta do Ator"- apresenta um capitulo inteiro para tratar do equilíbrio e sua importância na interpretação.

O que é o equilíbrio? Uma habilidade do corpo para manter o corpo ereto e mover-se sem cair, mas também é saber adquirir complexidades de movimentos onde esta habilidade se torna  arte.
Eugenio Barba utiliza a explanação de Angelo Morelli em "Anatomia do Artista" para explicar que: "O equilíbrio do corpo humano é uma das funções de um complexo sistema de alavancas constituído de ossos, articulações e músculos; o centro de gravidade do corpo muda de posição em decorrência das diferentes atitudes e movimentos desse complexo sistema de alavancas.."

Mesmo estando imóvel a bailarina necessita apoiar-se em seu centro de gravidade, no centro de seu corpo para manter-se em equilíbrio e precisará contrair e relaxar determinadas articulações para sustentar-se.
Estar imóvel é apenas uma outra forma de dançar, porque as tensões criadas entre as oposições de braços e pernas, nos leva a crer em um conflito de forças internas que cinestesicamente  devem criar a imagem de algo extremamente vivo.

Para entender melhor como funciona tais tensões entre as partes do corpo para um bom equilíbrio eu desenvolvi uma metodologia utilizando objetivos de fácil acesso e de simples e rápido entendimento. 

1 - Para adquirir firmeza das pernas e melhorar os movimentos dos quadris - Execute os movimentos básicos utilizando uma almofada entre as coxas. A tensão da musculatura auxiliará você a descobrir seu centro de gravidade, os pés estarão mais ligados ao chão e os musculos abdominais podem ser melhor trabalhados.
2 - Para braços utilize um bambolê. O formato redondo do bambolê ajuda a entender como os braços deverão se posicionar basicamente. 
3 - Espada, bastão ou mesmo um livro sobre sua cabeça são capazes de fazer com que você isole a caixa torácica dos movimentos dos quadris, mantenha cabeça e pescoço mais alinhados. 



0 comentários:

Postar um comentário