terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Dança do Ventre Online 28 Como aprender e memorizar mais rápido

Tradicionalmente a coreografia é uma ferramenta de aprendizado. Existem algumas dicas que podem auxiliar você a aprender mais rápido e a memorizar as combinações com maior facilidade.
Antes de tudo você precisa descobrir  que tipo de assimilação é predominante em você. Exsitem 3 tipos básicos de assimilição de um conhecimento. Nós possuimos os três, porêm, um ou dois predominam mais e fazem parte de nossa personalidade. 

Tipos:
Visual: Você precisa assistir primeiro para entender. O professor precisará ilustrar o movimento, executando-o e utilizando elementos concretos para exemplificar uma emoção, uma frase ritmica ou como o passo funciona dentro do corpo. 

Auditivo: Você entende quando há uma explicação sobre como o movimento acontece. Toda explicação técnica lhe faz sentido, principalmente o tempo musical e identificação dos ritmos são fáceis. Você consegue planejar a sequência de passos da coreografia em uma conversa sem dificuldades.
Kinestésico: Você aprende fazendo, sem muitas explicações ou exemplos. O aprendizado acontece simultâneo aos movimentos executados pelo professor. Explicações atrapalham a sua concentração.

Se você descobriu qual ou quais tipos de aprendizado você tem como parte de sua personalidade de estudante um primeiro passo já foi dado.



Processos:
Visual: Escreva os passos num caderno de anotações, desenhe, grave as coreografias em vídeos.Mesmo que não tenha tempo, só fato de assisti-las repetidamente auxiliará na memórização das combinações e no entendimento de como os movimentos funcionam. 

Auditivo: Repita verbalmente as sequências: 1-2-3-4 passo, giro completo 1-2-3-4 acento, passo, meio giro redondo grande, pausa1-2 e 1-2-3-4 chasse direita. Ouça sua musica diversas vezes.

Kinestésico: Feche os olhos, imagine-se dentro da sala de aula. Imagine o professor à sua frente, repita o que aprendeu repetindo simultaneamente à sua memória da aula.Tenha as músicas sempre com você e ouça em todos os lugares possíveis.

Ao identificar um dos estilos de aprendizado que lhe é predominante, procure utiliza-lo primeiro para facilitar a sua absorção das novas informações, utilize o que lhe é secundário para treinar em seguida e não se esqueça da regra infalível: repetir, repetir, repetir!

Marque  três dias em sua agenda, 30, 20 ou 15 minutos e pratique seguindo o seu registro. Ouça a música e tente lembrar o que aprendeu sem se martirizar se a memória corporal não acompanhar. Procure criar o hábito de dançar pelo menos 10 minutos por dia.



Se você reparar nós perdemos mais tempo pensando o quanto somos incapazes em realizar uma meta do que em praticá-la e seguir em frente. 

Utilize os momentos em que essas frases aparecem em sua mente: "Eu nunca vou conseguir" ou "Sou terrível neste movimento" e comece a treinar sem reforçar a negatividade sobre você. 
Lembre-se, ninguém irá memorizar uma coreografia com apenas uma hora de aula por semana, a não ser que seja extremamente simples, mas se você está lendo essse post é porque já passou dessa etapa e está procurando alternativas para seguir em algo um pouco mais complexo.

As técnicas acima são extremamente simples e funcionam se forem repetidas durante 3 ou mais vezes por semana. Elas auxiliarão na sua memória seja ela auditiva, visual ou kinestésica. 

0 comentários:

Postar um comentário