quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Dança do Ventre Online 19 Ritmos, Snujs & Braços

Uma das etapas mais importantes no estudo da Dança Oriental é o estudo das bases rítmicas a qual música é construída. 





O ritmo da música depende de como a percussão é conduzida e para nós bailarinas é imprescindível identificar a frase rítmica, o tempo, as batidas graves e a velocidade com que a base rítmica é tocada.

Em especial no Oriente estuda-se o ritmo cantando-o, ou seja, repetindo oralmente até memorizá-lo, esse processo nos conduz a um entendimeto mais orgânico da frase musical e nos possibilita maior expressividade e menos repetição mecânica dos movimentos. 

Mas é muito importante também o estudo de leitura musical, pois somente assim poderemos estudar um estilo, uma musica com maior profundidade musical. O primeiro passo para entender um ritmo é compreender o conceito de pulso. 

Pulso – é uma batida que acompanha intervalos regulares sem alteração. Por exemplo, se você começar a contar 1,2,3,4,5,6,7,8… em contínua velocidade estará reproduzindo uma marcação constante a cada segundo e isso pode ser chamado de pulso. Um relógio por exemplo, tem uma marcação constante de tempo e se tomarmos um marcador de tempo (metronomo) observaremos que um 1 minuto possui 60 batidas. 60 batidas equivalem à 60 mínimas. 

Cada semiminima tem valor equivalente a metade do valor de uma minima. A soma de duas semimínimas será igual a uma minima. 
Se a minima é utilizada para identificar 1 pulso ou 1 tempo, as semimínimas são utilizadas para identificar 2 tempos ou 2 pulsos. Seguindo esta proporção o dobro de uma minima (2 X 60 segundos = 1 minuto) é chamada de semi-breve e é representada como podemos ver abaixo:
Assim, seguindo este raciocínio, teremos 7 figuras rítmicas proporcionais umas as outras em relação a semi-breve que é a figura com maior tempo de duração:

A semi-breve 1  - (1 minuto)
A minima ½ da semi-breve – (1/2 de minuto)
A seminima ¼ da semi-breve – (1/4 de minuto)
A colcheia 1/8 da semi-breve
A semicolcheia 1/16 da semi-breve
A fusa 1/32 da semi-breve
A semi-fusa 1/64 da semi-breve


Com essas figuras desenharemos as frases rítmicas e identificaremos o tempo que cada nota soará no instrumento. Assim visualizaremos cada ritmo no papel.
Mas antes, um elemento importante. O que são aqueles numeros colocados na lateral de cada ritmo? Por Exemplo Said 4/4…

Pense em 4/4 = A/B

A = vai determinar quanto tempo vai se ter no compasso.
B = vai determiner que figura ritmica irá “comandar” os tempos tocados.

Por exemplo, o Said é um ritmo 4/4: ao primeiro 4 (A) significa que o compasso terá 4 tempos. E o Segundo 4 (B) que na verdade é ¼, significa que a seminima (1/4 do minuto) irá comandar os tempos tocados.




Said 4/4 

4 tempos no compasso: 
1 – 2 – 3 - 4

1/4 seminima comandando:
|Tum – Tum – Tum – Tum |

Mas, sabemos que o ritmo Said sofre variações em cada uma das quatro notas,  sonoramente falando ele se reproduz como | D –Tk-  _ – D–D-  _ – Tk _ |.

Ele tem semi-colcheias separadas, semicolcheias juntas = seminimas e também tem pausas para que o swing aconteça.

| 1-+- 2-+-3-+- 4 | Tempo
| D-Tk-_-D-D-_Tk | O som da percussão adequado ao pulso


D – semi-colcheia
Tek – semi-colcheia
Pausa
D – semicolcheia
D – seminima

Tek – seminima

Assim a mesma regra valerá para os outros ritmos. O Maqsoum também é um ritmo 4/4, ou seja, está submetido ao mesmo tempo de 4 :| 1-+- 2-+-3-+- 4 | . Mas o percussionista seleciona outros momentos para Dum e para Tak durante a contagem de 4. 


A melhor forma em estudar as bases ritmicas para saber identifica-las e trabalhar com diferentes contagens de tempo e velocidade é selecionar solos de percussão para inciantes. Acompanhe as frases ritmicas utilizando a técnica aprendida anteriormente: danca-do-ventre-online-10-snujs
Trabalhe apenas com posturas de braço e movimentos mínimos com o quadril. O importante aqui é aprender a acompanhar as frases rítmicas com os snujs para depois estruturar uma coreografia.

0 comentários:

Postar um comentário