terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Dança do Ventre Online 17 Leque de Seda Fan Veil

O fan veil ou leque de seda tem origem na China. Atualmente é bastante utilizado na dança chinesa moderna. O nome tradicional para o leque é Koi (peixe carpa) porque o movimento da seda mimetiza as barbatanas desse peixe. 


Em 2003 diversas troupes de acrobatas chineses se apresentou nos Estados Unidos e esse contato fez com que diversos artistas integrassem elementos da dança chinesa em suas artes. Não foi diferente com a Dança do Ventre, que transformou o leque em um dos elementos mais utilizados atualmente pelas troupes como BDSS e BDE. 

O uso do Fan veil/Leque de Seda faz parte da dança moderna e portanto não há necessidade de se utilizar música árabe, pelo contrário, trilha sonora de filmes, melodias líricas e composições para piano são ideais para esse estilo. 

O treino com o leque exige da bailarina expressividade de braços, boa postura e elegãncia de movimentos. Os movimentos devem ser suaves e sem pressa em executá-los. Usar da força não fará os movimentos interessantes, pelo contrário, o tecido perderá linha de movimento. Lembre-se do sentido orignal desta dança: o movimento líquido da barbatana de um peixe. Se você seguir essa inspiração conquistará flexibilidade e fluência necessários para o estilo.



Um comentário:

  1. Espetacular, estas aulas foram excelentes, acrescentou bastante meu conhecimento. Grata;

    ResponderExcluir