sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Dança do Ventre Online 23 Introdução ao Dabke

Dabke é uma dança coletiva com objetivo comum de percurtir os pés no chão.
O "Dabke" surgiu com a formação das primeiras vilas que posteriormente tornaram-se países conhecidos como Libano, Siria, Jordania e Iraqi. 


O reconhecido músico libanês Zaki Nassif acredita que a dança Dabke tenha surgido com a reunião de um pequeno grupo de pessoas unidos pela "aouna" ou "aouni" (auxílio mútuo). Essa teoria justificaria o nome da mais famosa composição para Dabke, a "Dal'ouna" cuja raiz no aramaico "ouna" se traduz como ajuda mútua.

A popularidade do Dabke justifica a sua diversidade em diferentes: 
1 - estilos (mtanniye, mtallate, arja)
2 - ritmos (variando de versões lentas para extremamente rápidas)
3 - Melodias (dal’ouna, houwara, nadda, haykalo, zayno, etc)

A partir de 1957 músicos libaneses, como os irmãos Rahballi , Zaki Nassif, e Afif Radwan,  passaram a incluir o Dabke em suas composições com a intenção de introduzir o estilo popular dentro da música clássica. Assim os ritmos e dança estão presentes em diversos e diferentes momentos dentro da cultura destes países.

Nawari 4/4
Nawari é um ritmo da familia Baladi. É um ritmo simples de contagem 4/4 com fortes e graves Douns. Embora a grande maioria dos ritmos para dança do ventre comecem com o Doun, o Nawari foge a essa regra começando com Tek. Devido a isso é fácil perder-se na contagem se você está acostumado a seguir o Doum logo no primeiro beat.

 1    &    2    &    3    &   4    &
 T    D         T    D          T    

Sudasi Gandara 6/4
Sudasi é um ritmo mais complexo, de contagem "6" e utilizado no que chamamos de Dabke tradicional ou Clássico. É o ritmo utilizado na música "Dal'ouna".

1    &    2    &    3    &    4    &    5    &    6    &
D  TK  T    D    D   TK   T   D    D    K   T     K


Elementos utilizados no Dabke

Lenço
Aquele que guia "Raas" a linha de bailarinos  utiliza um lenço vermelho ou branco.

Bengala
Normalmente na música pop e para dança do ventre utiliza-se os ritmos Nawari e Said. Em algumas composiçoes libanesas para Dança do Ventre o uso do bastão é presente, mas a forma dançada é um pouco diferente do Assaya egípcio. 

Instrumentos musicais
Tabul ou Tabla Baladi
Mizmar
Mijwiz
Rebaba 
Violino



O workshop a seguir é uma adaptação para a Dança do Ventre utilizando passos básico de dabke libanês clássico. A música, "Ya Kel El Deni" de Joseph Attieh é uma composição para casamentos.


0 comentários:

Postar um comentário