sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Dança do Ventre Online 15 Mwashahat Intermediário

A palavra Muwashashat (Muwashahat no singular / Mwuashahah no plural) em árabe clássico significa "cinto", aquilo que envolve mas também refere-se a um gênero musical da música clássica. A Mwuashahat se classifica como tal mais pela metrica poetica, pela forma dos versos cantados, tendo um solista e um coro que repete o refrão. Embora solista e coro se repete tamb;em na musica folclorica o que diferencia aqui é o idioma mais sofisticado, ou seja o uso da linguagem clássica, mais rebuscada em vocabulário.

A Mwushashah é encontrada quase em todos os países árabes e portanto tem mais de um estilo, o que nos torna difícil de entender e estudar, contado que existem diversas exceções. O mais conhecido é o Al-Andaluz originário da Espanha Medieval, considerando aqui o período em que o Império Otomano dominou a península Ibérica.

Os instrumentos musicais são os mesmos da música clássica: alaúde, quanun, kamanja(violino), daff e o derbacke utiliazado de forma mais sutil.que na música popular. Os ritmos utilizados vão de 2/4 até 48/4 tempos, sendo o mais conhecido para a dança o Samai Thaqil de 10/8 ou 10/4.


A palavra Samai é de origem turca derivado de Saz Samai uma especie de alaúde utilizado na música clássica turca e Thaqil quer dizer pesado.



0 comentários:

Postar um comentário